O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IFCE segue as normas da biblioteca do campus Fortaleza (Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira), juntamente com os procedimentos da pró-reitoria de ensino (PROEN) e da pró-reitoria de pesquisa e inovação (PRPI). Sendo assim, segue abaixo os procedimentos e documentos necessários para solicitação do diploma.
1 – O texto da dissertação deve seguir as orientações estabelecidas nas normas brasileiras (NBRs) vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A coordenação indica usar modelo no LATEX para facilitar o cumprimento de tais normas (clique aqui para acessar o modelo).
2 – No dia da defesa, a coordenação do PPGCC forneceu dois documentos (ata de defesa e folha de registro de aprovação da dissertação). Estes documentos devem ser preenchidos e assinados pelos membros da banca avaliadora da dissertação.
3 – Após corrigir o texto com as sugestões da banca avaliadora, o orientador deve emitir uma declaração que está de acordo com a versão final do texto. A declaração do orientador com parecer favorável ao texto final será entregue juntamente com os demais documentos, no formulário.
4 – O aluno deverá solicitar a ficha catalográfica, por meio de formulário eletrônico da Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira do campus Fortaleza (clique aqui), informando os seguintes dados: título, introdução, folha de rosto, resumo, sumário, autor, número de páginas e orientador(a). A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho acadêmico. (quaisquer problemas, devem se dirigir diretamente à biblioteca do campus Fortaleza – contatos).
5 – O aluno deve gerar e assinar, juntamente com seu orientador, o termo de autorização para publicação eletrônica (clique aqui).
O aluno pode solicitar o diploma OU pelo SEI (ver instruções abaixo) OU preencher formulário eletrônico do PPGCC anexando os documentos lá solicitados (Clique aqui para preencher formulário eletrônico e entregar documentação on-line).
Antes de preencher o formulário, leia aqui as instruções para o procedimento de solicitações do PPGCC.
Para preenchimento do formulário, o concludente deve estar de posse dos seguintes dados e arquivos:
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral ou comprovante
- Cópia da Carteira de Reservista (para homens)
- Histórico Escolar (Q-acadêmico)
- Ata de defesa assinada pela banca
- Declaração de aprovação do texto final pelo orientador
- Dissertação final no formato PDF, livre para cópia e impressão, sem proteção
- Termo de autorização de publicação eletrônica
- Comprovante de aceite e artigo final, seguindo as normas do PPGCC. Este requerimento segue à Resolução Normativa 03 – PPGCC (clique aqui para acessar);
- Comprovante de proficiência em língua estrangeira (clique para visualizar exigências)
Você também pode iniciar o processo de entrega de Dissertação pelo SEI que deve incluir:
a) Dissertação (.pdf) com FICHA CATALOGRÁFICA
b) Declaração de anuência do orientador (.pdf) – item 3 acima
c) Recibo de Nada Consta da Biblioteca (.pdf)
d) Termo de Autorização para publicação eletrônica preenchido e assinado (.pdf) – modelo
OBSERVAÇÃO: Esse processo deve ser encaminhado para SECPPG-FOR que despacha para coordenação do curso e depois é que vai para a Biblioteca.
Quando a biblioteca enviar a DECLARAÇÃO DE VALIDAÇÃO DA SUBMISSÃO DE DISSERTAÇÃO, a secretaria dará andamento aos demais procedimentos para emissão do diploma.