Dúvidas sobre o Programa

Isto depende da disciplina. A sede do Programa é em Fortaleza. Entretanto, o colegiado de professores é composto de membros pertencentes aos campi Fortaleza e Maracanau. Por isso é possível que tanto atividades de ensino quanto de pesquisa ocorram nos 2 campi.
Por ser um programa acadêmico que busca a excelência, temos mantido as portas dos nossos laboratórios sempre abertas os 3 turnos. As aulas, porém, tem ocorrido nos períodos manhã e/ou tarde.
Na seleção para o semestre 2016.2 iniciamos o processo de avaliação presencial para os candidatos. A prova tem caráter eliminatório e intenciona avaliar conhecimentos básicos de computação tais como algoritmos e estruturas de dados. Há ainda questões abertas que podem medir o grau de expressão textual dos candidatos.
Infelizmente não podemos realizar a avaliação em outros campi. O campus escolhido é o de Fortaleza na Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica. A data e hora serão anunciadas com antecedência no site do programa e também enviadas por email aos candidatos com pelo menos 1 semana de antecedência.
O projeto de pesquisa deve estar relacionado à linha de pesquisa a qual você está interessado. Porém, o que é avaliado é sua habilidade em preparar e escrever um projeto de pesquisa. Enumerando fases e criando um cronograma. Não há nenhuma garantia que este tema será o mesmo usado caso você seja selecionado no programa.
Sim. Mas é um número muito pequeno. Além disto, exige que o estudante não tenha nenhum vínculo profissional. Portanto, conte com uma baixa probabilidade de ser um bolsista dentro do programa. Menos de 30% dos nossos alunos tem bolsa atualmente por diversas razões.
Há diversos programas profissionais na área de ciência da computação. No entanto, nosso programa é acadêmico. Isto implica que você, enquanto aluno, vai ser motivado a produzir artigos científicos com visível contribuição para a área. Vai eventualmente apresentar este artigo (e para isto o Inglês é necessário) em eventos nacionais e internacionais. Isto não impede que sua pesquisa seja aplicada no mundo real. É muito comum a parceria do PPGCC com laboratórios de P&D do nosso IFCE gerando protótipos ou produtos adequados para o mercado.