O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IFCE segue as normas da biblioteca do campus Fortaleza (Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira), juntamente com os procedimentos da pró-reitoria de ensino (PROEN) e da pró-reitoria de pesquisa e inovação (PRPI). Sendo assim, segue abaixo os procedimentos e documentos necessários para solicitação do diploma.

1 – O texto da dissertação deve seguir as orientações estabelecidas nas normas brasileiras (NBRs) vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A coordenação indica usar modelo no LATEX para facilitar o cumprimento de tais normas (clique aqui para acessar o modelo).

2 – No dia da defesa, a coordenação do PPGCC forneceu dois documentos (ata de defesa e folha de registro de aprovação da dissertação). Estes documentos devem ser preenchidos e assinados pelos membros da banca avaliadora da dissertação.

3 – Após corrigir o texto com as sugestões da banca avaliadora, o orientador deve emitir uma declaração que está de acordo com a versão final do texto. A declaração do orientador com parecer favorável ao texto final será entregue juntamente com os demais documentos, no item 9. 

4 – O aluno deverá solicitar a ficha catalográfica, por meio de formulário eletrônico da Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira do campus Fortaleza (clique aqui), informando os seguintes dados: título, introdução, folha de rosto, resumo, sumário, autor, número de páginas e orientador(a). A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho acadêmico. (quaisquer problemas, devem se dirigir diretamente à biblioteca do campus Fortaleza – contatos).

5 – O aluno deve confeccionar, em suporte digital, 1(um) DVD, acondicionado em caixa para DVD slim (especificações: altura – 19 cm, comprimento – 13,5 cm, largura – 7,0 mm), contendo o arquivo do trabalho original no formato PDF (livre para cópia e impressão) e a folha de registro aprovação (item 2) assinada pela banca examinadora. A ficha catalográfica (item 4) deve vir após a folha de rosto. A capa do DVD deve seguir o modelo padrão estabelecido pela biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira. Este DVD fará parte do acervo da biblioteca do campus Fortaleza.

6 – O aluno deve gerar e assinar, juntamente com seu orientador, o termo de autorização para publicação eletrônica (clique aqui).

7 – O aluno deve confeccionar 1 cópia da dissertação final impressa, encadernada em capa dura, contendo a  ficha catalográfica (item 4) e a folha de registro aprovação (item 2), assinada pela banca examinadora, no local adequado indicado no modelo da dissertação do PPGCC (item 1). Esta cópia fará parte do acervo da coordenação do PPGCC. Caso o orientador e a banca solicitem cópias impressas, as mesmas devem ser entregues diretamente ao solicitante.

8 – O aluno deve imprimir a capa do trabalho acadêmico em papel couché fosco A4, conforme modelo do PPGCC (item 1).

9 – O aluno deve se dirigir à portaria do campus Fortaleza e protocolar o pedido de diploma com os seguintes documentos:

  • Formulário geral de solicitação *
  • Cópia do RG *
  • Cópia do CPF *
  • Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral ou comprovante *
  • Cópia da Carteira de Reservista (para homens) *
  • Histórico Escolar (Q-acadêmico) *
  • Declaração de nada consta da biblioteca do campus Fortaleza **
  • Ata de defesa assinada pela banca (conforme item 2) **
  • Declaração de aprovação do texto final pelo orientador (conforme item 3) **
  • Pelo menos 1 cópia impressa do texto de dissertação (conforme item 7) **
  • 1(um) DVD contendo o arquivo do trabalho original no formato PDF (conforme item 5) ***
  • Termo de autorização de publicação eletrônica (conforme item 6) ***
  • Capa do trabalho impressa em papel couché fosco A4 (Conforme item 8) ***

* Solicitado pela PROEN/PRPI

** Solicitado pela Coordenação do PPGCC/IFCE

*** Solicitado pela biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira (IFCE-Fortaleza)

PROCEDIMENTO (Definido e gerenciado pela PROEN):

1. Aluno protocola na recepção do campus (ou na secretaria do PPGCC);
2. A recepção do campus ou o aluno encaminha para coordenação do curso (análise da documentação);
3. Coordenação envia para PROEN;
4. PROEN imprime e envia para PRPI (assinaturas);
5. PRPI devolve para PROEN;
6. PROEN envia para assinatura do Coordenador do Curso e do Reitor;
7. Servidor retira certificado na PROEN e entrega ao aluno.
 Obs.: Após realizada a solicitação, o prazo para entrega do diploma/certificado é de até 90 (noventa) dias.